NÚMERO DE VISITAS

Conhecendo e Aprendendo LIBRAS!

Quando começamos a aprender algo novo nem sempre é fácil encontrar alguém ou lugar para pedir informações e quebrar alguns paradigmas, e as vezes o aprendizado perde seu encanto e objetivo, pois não atingem nossas expectativas. 

Quando comecei a aprender Libras queria muito que alguém me fizesse algumas considerações sobre o idioma para que eu pudesse atingir meus objetivos quanto ao aprendizado, enfim a língua nesses últimos dias ganhou tanta visibilidade que tem "mas pessoas vendendo cursos a R$10,00!!!! Isso mesmo para quem leu e se chocou, eu inclusive voltei no grupo em que a pessoa estava e olhei de novo e estava la R$10,00 por 20 horas de curso com certificado.

Eu conheço a Libras faz algum tempo e sei quanto essa língua é difícil, e posso dizer com certeza que é "quase" impossível obter algum tipo de proveito com esses tipos de curso, e não é que algo que seja acessível não tenha valor, para tanto tenho ótimas referencias de profissionais que dão cursos gratuitos na internet como o Carlos Christian e o Felipe Sabará (depois vou linkar o endereço deles para quem quiser conferiras aulas) que as pessoas que já teve algum contato com a língua podem sim tirar proveito.

Mas minha primeira consideração: procure um curso onde o professor seja surdo  e que tenha metodologia de ensino da língua. Não basta só ser surdo, o profissional tem que ter método de ensino porque esta língua é composta pelos níveis linguísticos: fonológico,  morfológico, sintático, semântico e pragmático-discursivo.

Não se iluda em aprender sinais isolados. 

Existe toda uma estrutura na aquisição desta língua assim como sua língua materna (L1), e se por acaso a sua for o Português, considerada inclusive umas das línguas de mais difíceis aquisição, não podemos e não DEVEMOS estudar a LIBRAS baseados na língua portuguesa, pois, a Libras é diferenciada e desvinculada da língua oral, este idioma possui estrutura gramatical própria.

LIBRAS é o idioma gestual utilizado pelas pessoas surdas.

Segunda consideração: AVALIE SE O QUE EU QUERO E O QUE EU PRECISO -
ultimamente é muito comum ver pessoas querendo saber o idioma mas sem paciência para ESTUDAR o idioma, não se engane em fazer um curso básico e achar que já estar PRONTO, caso queira comunicar usando a língua isso pode te ajudar (o básico), mas não o torna um profissional interprete!

Você deve pensar na aquisição do seu idioma, os passos que seguiu para tornar-se um falante da sua língua. Com o avanço tecnológico e com tudo ao nosso redor passando tão rápido quase todo dia ouvimos e aprendemos palavras novas, umas nem sempre conseguimos lembrar depois que escutamos e outras aprendemos com ela (empatia adoro o sinal dessa palavra), assim acontece com a Língua de Sinais.

Terceira consideração: quando falamos que aquisição hoje nos reportamos na maioria das vezes ao uso tecnológico, e sim a internet: É UMA ALIADA PARA SEUS ESTUDOS.
Mergulhe nas redes sociais em grupos daquele idioma ou algo novo que te interessa em aprender tem pessoas ou instituições agrupa páginas dedicadas ao tema. Mas quando escolher alguma pessoa ou pagina para seguir faça uma avaliação na contribuição de valores para você, verifique em que isso te AGREGA, pois, você também pode ajudar essa pessoa retribuindo em divulgar o que ela te proporcionou e isso pode ajudar outras pessoas também, sabe um link que poucas pessoas divulgam e um ACHADO o da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina  esta disponível todo o curso de Licenciatura em Letras-Libras de 2008, reunidos os conteúdos constantes nos hiperlivros nos cursos de graduação à distância e pouquíssimos estudantes de LIBRAS sabem disso, e pasmem tem gente que não gosta de divulgar...

PRESENTE: https://libras.ufsc.br/old/public/colecaoletraslibras/ as organizadoras MARAVILHOSAS: Alice T. Cybis Pereira, Marianne Rossi Stumpf e Ronice Müller de Quadros (já tive a honra de conhecer).

Conhecimento deve ser compartilhado, isso nos permite evacuar nossas dúvidas e medos.

Quarta consideração: é muito comum quando alguém faz uma indicação de um lugar ou pessoa para fazermos algum curso, quando começamos as vezes não gostamos e acabamos fazendo o curso para não perdermos o dinheiro, só que se esse não for o único lugar/pessoa (de repente é o único lugar que oferte o que você precise),não perca seu tempo e busque novas opções. Seu dinheiro tem muito valor, mas seu TEMPO muito mais. Então mude! Não se apegue!
Mas quando acerta no local escolhido aposte que viverá uma das melhores experiências de sua vida e que estará tornando este mundo um lugar melhor. 
Aproveite, aproveite e aproveite porque você merece o MELHOR SEMPRE!

CONTINUA.......
Quinta consideração: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário